Grupo Transfusão (Sinópse das músicas)

Neste Blog você encontrará várias publicações e comentários sobre as realizações do Grupo Transfusão. Você pode enviar o seu comentário para: grupotransfusao@yahoo.com.br Um abraço à todos!

Name:
Location: SÃO PAULO, SÃO PAULO, Brazil

Monday, February 13, 2006

Brasil 500 anos (Polêmica ofensiva)

Sinopse

É uma composição com teor social e político mais direto.
Ela foi feita quando, nos intervalos comerciais da rede globo de televisão, a mensagem transmitida era: “Faltam tantos dias para a comemoração dos 500 anos de Brasil”.
Nessa época, militantes de esquerda estampavam nos postes e nas paredes da cidade cartazes com os dizeres: “só os bandidos tem motivo para comemorar” e coisas do tipo se referindo a emissora. Na nossa concepção, a idéias de comemorar 500 anos da descoberta, com festas e shows pela cidade de são Paulo e outras regiões soou como umaafronta. Não só pela questão da afro-descendência, mas pela hipocrisia dos que estão no poder e ignorância de quem não percebe (ou não se importa) com as armações deles.

1) Ora, o Brasil não foi descoberto. Ele já era habitado pelos índios.
2) Os portugueses invadiram o Brasil e tomaram posse do que não vos pertenciam.
3) Trouxeram para cá suas crenças e costumes e obrigaram a aceitaram o cristianismo a base da violência, com aval do rei e da igreja católica e todo clero.
4) Escravizaram os índios par não gastarem com mão de obra e construírem o império na nova terra.
5) Não contentes, trouxeram da áfrica os negros para fazerem o trabalho escravo. O Brasil fora construído debaixo de chibatadas e muito sangue de pessoas inocentes em nome de Cristo e em nome do comercio e do poder.
A questão é: Diante desses e muitos outro acontecimentos, teríamos motivo para comemorar?
Não deu outra. A letra saiu e com teor ideológico muito forte denuncia a ignorância do lado de cá e a hipocrisia do lado de lá.

É só conferir!
___________________________


BRASIL 500 (Polêmica Ofensiva)

Autoria: Daniel Cherubim Pegoraro
Pseudônimo: Neuru’s
Grupo: Transfusão
Título: Brasil 500 (Polêmica Ofensiva)

Polêmica ofensiva! Já fazem a contagem regressiva! Aqui vai o contra ataque da periferia contra a patifaria, a favor da maioria. Oh! Quem diria? Me admira ver muitos vestindo a camisa se não há motivos para festejar. Somos jovens emissários, determinados, destinados a revolucionar. Persuasivamente conduzem a população, fazendo com que a grande maioria perca a noção. Estilo de via padrão, siga o mestre, faça o que fazem. Mas o mundo encantado que muito promete é apenas uma miragem.
Quinhentos anos, o que te faz lembrar? Será que há motivos para comemorar? Pois bem, assim fizeram. Contagem regressiva! Por tanto, aqui vai o contra ataque da periferia.

(REFRÃO)
NOVO MILÊNIO, E TUDO CONTINUA!
COMEMORAR O QUÊ? FESTEJAR POR QUÊ?
NOVO MILÊNIO, E TUDO CONTINUA!
MAIS UMA VEZ A TV CONSEGUIU ENGANAR VOCÊ!
MAIS UMA VEZ ELES CONSEGUIRAM ENGANAR VOCÊ!

Tente entender agora o que infelizmente, raramente, quase nunca se aprende nas escolas. Passado doloroso, futuro tenebroso. A indecisão da fala, fala do massacre contra o meu povo. A liberdade do negro esteve na luta e não no papel. Rejeito o decreto da Princesa Isabel. Quebraram as correntes da maldade, conquistando a liberdade. A fuga incentivada contra a burguesia covarde. Pelas pequenas sementes malditas o meu povo é contaminado. Aqui, Canto B, relatando o errado. Me aproximo da verdade, me afasto do perigo. Propagando o evangelho eu insisto e persisto.
São barracos amontoados, rotulados favelados. Mas são dignos por não fugirem do trabalho por melhores dias, sem deixar se abater, lutando pela vida e resistindo para vencer. A repressão da burguesia não impede minha meta. Vou em frente não desisto, sigo a opção correta. A palavra da verdade ilumina o meu ser. Brasil, quinhentos anos de mentira à você. Ameaçam o futuro e continua a farsa. Mas eu clamo por justiça, educação, reforma agrária. Arnaldo Tifú, Spike Jay, Thiago Improviso. Canto B está presente propagando o otimismo.
- Pode Crer! Guarulhos, Zona Norte, Faculdade do Gueto. Nosso Parceiro, Rebeld. Mais um guerreiro.
- Aê! Evolução. Neuru’s Transfusão, é nois!
Polêmica ofensiva, contagem regressiva. Aí, eu sou Rebeld, valorização da vida! Eu também estou na ira, porque muito me admira o desrespeito dessa mídia. A informação vem destorcida. Hoje eu vi um intelectual, bonitão, tava no jornal!
O pobre eu não sei, mas o Play-boy pagou um pau. As propagandas na televisão: - Comprem um carro! O preto na novela é ladrão ou empregado. Zumbi olhou lá de cima, e sei que doeu quando viu alienada a cabeça de um mano meu.
Então me diga o que mudou, não vejo progresso na era da Internet no país dos sem teto. Vejo esgoto a céu aberto nas favelas. Essa é a brecha. O rap é a verdade e a todos revela.
Eu tenho orgulho do que sou. Sou preto, Rebeld, Faculdade do Gueto. Guarulhos, Ipiranga. Transfusão daquele jeito!


(REFRÃO)
NOVO MILÊNIO, E TUDO CONTINUA!
COMEMORAR O QUÊ? FESTEJAR POR QUÊ?
NOVO MILÊNIO, E TUDO CONTINUA!
MAIS UMA VEZ A TV CONSEGUIU ENGANAR VOCÊ!
MAIS UMA VEZ ELES CONSEGUIRAM ENGANAR VOCÊ!

Quinhentos anos, pura ilusão, puro engano! Nada mudou e a verdade é essa! Meu povo vive em guerra, meu povo está sem terra no Brasil de tantas terras. Morre gente inocente. A culpa é do sistema. Sistema inconseqüente manipula diariamente. Oh, meu Deus! É hora de mudar! O rap entrou no ar pra revolucionar, conscientizar, valorizar a nossa gente. Periferia. Passado, presente, futuro, tem que ser diferente. Pensamento à frente. Atitude tem que estar sempre na mente, consciente totalmente, pra TV não enganar você e eu novamente.
[...] Pare , pense e lute! (Duck Jam e Nação Hip Hop)
Reflita com muita calma em sua mente, e veja que nada mudou, não mudou nada, nada é diferente. O hip-hop resgata nossa mente, a nossa memória, a verdadeira História, a verdadeira identidade, o orgulho, a auto estima através da cultura “Rítimo e Poesia”, contra o Sistema Brasileiro de Patifarias, que mata, envenena, aniquila. Benigno alertou, avisou, rimou. Mais um Membro do Templo do Ipiranga, Fuso-Horário representou. Brasil! Nosso País é o palco da alienação, onde o povo com alegria comemora quinhentos anos de invasão, indo às ruas dançar, cantar e festejar tudo que hoje somos, ou seja, um povo que facilmente se deixa levar, manipular e influenciar pela Globo que durante o ano, fez questão de fazer a contagem regressiva. Com a mente passiva e a rima agressiva, pra toda ação há reação. Aqui vai o contra ataque da periferia!
De sorriso aberto e mente fechada, nossa nação se caracteriza como um peixe fora d’água. Com vidas trancafiadas pelos latifundiários da terra roubada, colonizada e enganada. Por nada bateram palmas, soltaram fogos, comemoraram cinco anos de ofensa. Muita mão de obra e pouca recompensa. O que hoje leva alguns à falência do perdão, da paciência. Mostrando ter potência. Porém milhares de habitantes se tornam incapazes de enxergar a arma da ignorância que o povo se põe a engatilhar. E enquanto continuarem acionando esse gatilho, nossas vinte e seis estrelas vão continuar perdendo o brilho.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home