Grupo Transfusão (Sinópse das músicas)

Neste Blog você encontrará várias publicações e comentários sobre as realizações do Grupo Transfusão. Você pode enviar o seu comentário para: grupotransfusao@yahoo.com.br Um abraço à todos!

Name:
Location: SÃO PAULO, SÃO PAULO, Brazil

Monday, February 13, 2006

SINOPSE DA MUSICA "O QUE ESTÁ SENDO FEITO?"

Uma de minhas musicas prediletas é essa.
A pergunta é direcionada para o próprio hip hop., pois me parece que muitos andavam perdidos por essa trilha sendo que é tão claro e tão notório que a bandeira que o rap levanta não é a da alienação, depravação e pornografia. Pelo menos na sua essência e no Brasil não.
Essa é uma indignação minha e de muitas pessoas que fazem parte da cultura hip hop a mitos anos.
Sinceramente hoje minha opinião está m fase de mudança porque, analisando friamente eu me questiono quase sempre. O que é pior? O cara falar de crime, droga e prostituição fazendo apologia ao invés de uma crítica ou o cara falar sobre dançar requebrando no salão?
Os dois na minha opinião estão errados. Mesmo que o rap defenda a liberdade de expressão, essa expressão deve ser positiva porque essa é a essência do hip hop, mas nessa letra eu falei somente dessa postura. Critiquei só quem faz rap falando de rebolar e não citei esse outro lado. Se fosse refazer a letra, eu falaria de tudo isso que descrevi acima e mostraria minha indignação por todas essas formas de expressão que deturpam e denigrem a imagem do hip hop na sociedade.

Essa letra está devidamente registrada na biblioteca nacional do Rio de Janeiro e está no cd “A sinapse” do grupo Transfusão.


LETRA:
O QUE ESTÁ SENDO FEITO?"

Autoria: Daniel Cherubim Pegoraro
Pseudônimo: Neuru’s
Grupo: Transfusão
Título: O que está sendo feito?


(risos) Você? Você tem que falar coisa que façam sentido! Coisas que representem algo palpável! (Alan Chadric)

Não vamos desperdiçar o precioso tempo com bobagens. Vamos falar de coisas da vida, passar nossa mensagem. Rap que é rap não tem blá, blá, blá. Por isso a carapuça vai servir na marra, não tem por onde escapar.

(REFRÃO)
QUEM TEM A MENTE ABERTA NÃO JOGA CONVERSA.
QUEM TEM ATITUDE NÃO PAGA COMÉDIA.
QUEM TEM PROCEDER, NUNCA DESCONVERSA.
RAP QUE É RAP NÃO TEM BLÁ, BLÁ, BLÁ! VOCÊ DEIXOU BRECHA!


Quer falar de requebrar, remexer... Vai se vender pra lá! Aqui não é o seu lugar! Faça o que quiser, mas bem longe daqui. Pega suas letrinhas ralés e dá no pé! É melhor você sumir! É só um toque, então se toque! Te apresento nesse momento o verdadeiro Hip-Hop, é só idéia forte. Não tem nada a ver com o É o Tcham e nem com Pop. Ninguém está de brincadeira. Se o seu negócio é só zoeira, então não faça a besteira dizendo que o seu som é rap. Assim você nos compromete e se queima de bobeira, e eu faço questão de botar lenha na fogueira. Em defesa do Hip-Hop será dessa maneira. Não é nada pessoal, o Hip-Hop é cultural. Lugar de lixo é no lixo, vai cantar no seu quintal!

(REFRÃO...)

Digo à todos que estiverem na escuta: - Entre os verdadeiros não há disputa, estamos na mesma luta. Revolução de idéias sem usar de força bruta.
O pensamento é como fogo e o microfone está aberto. Nos palcos das ruas eu me manifesto, a verdade eu prego. [...] Que culpa tenho eu, me diga amigo meu, se você simplesmente se vendeu. A sua idéia não presta é mais furada que peneira. E se você persistir no erro, eu vou cantar a vida inteira a canção que incomoda você e sua laia. Se você é artista, aqui não tem fã de canalha. Quem te viu e quem te vê! Parece piada! Até quando a ignorância vai te dominar? Você é uma farsa!
Cada compasso é um espaço reservado para dizermos passo a passo o que está sendo feito. Digo sem receio, sem medo. Não é dessa forma, pelo menos de nossa parte, que terão respeito. O que está sendo feito? Hip-Hop não é circo, não é viagem como disse Sabotage, (...) é compromisso! O microfone sobre o meu poder, vou desmascarar você que faz do rap um veículo de alienação, igual se vê na televisão. Você está sem ação e sem razão! Não ficaremos omissos diante disso.O microfone é como um óleo fervente, e você está frito!

(REFRÃO...)

[...] Até quando a ignorância vai te dominar? (Sistema Negro)
Diz o ditado, “árvore sem raiz não sobrevive”, mas vejo que você insiste com suas tolices. Não viva na ilusão, coloque os pés no chão ou guarde forças para enfrentar uma grande decepção. É melhor você repensar o que está sendo feito. Sua idéia não contamina, pois em nós não surte efeito. Agora é tarde para se explicar com esse papo banal. Infelizmente vejo em você queimaduras de terceiro grau. É lamentável ver irmãos perdendo a ideologia. É tanta poluição sonora, apologia... que covardia! Para ser mais popular não é preciso apelar. Nós estamos aqui no Brasil e não em outro lugar. Sei que a carapuça serviu, não adianta disfarçar. Encerramos por aqui deixando a nossa pergunta no ar: - O que está sendo feito?

- Não é tirando ninguém não, respeitando. Mas aí tem cada som mano, né?
- Aí, cada um cada um, mas hip-hop é compromisso!
- Grande Sabota já dizia mano.... lembra aquele som lá/ Mó vergonha! (risos)
- Hum, fala sério, fala sério! Vichhh!
Tem gente ouvindo! Óh o milho!


[...] Tem que ser um compromisso sério[...] Tem que ser um compromisso total [...] Tem que ser um compromisso de qualidade... (voz de: Allan Chadrik)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home